Menu Fechar

LGPD: O que você precisa saber sobre a Lei de Proteção de Dados

A Franco Consultoria gostaria de destacar que o fabricante do sistema ERP Protheus irá iniciar em Janeiro/2020 a liberação de pacotes para contemplar adequação de soluções à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).  

• O que é Lei Geral de Proteção de Dados?

A Lei n° 13.709, sancionada em 14 de agosto de 2018, tem como objetivo garantir transparência e proteção no uso de dados de pessoas físicas por parte de empresas públicas e privadas. É importante lembrar que a lei entrará em vigor a partir de agosto de 2020. 

• O que muda para as empresas?

Antes as empresas faziam uso livre das informações obtidas a partir de dados de bases de terceiros sem o consentimento do proprietário, mas a partir de agosto do ano que vem a empresa só poderá recolher os dados mediante autorização do próprio titular. O usuário deverá ser informado dos termos e precisa concedê-los livremente. 
As multas por não conformidade podem chegar a 2% do faturamento, limitadas a R$ 50 milhões. Além disso, as empresas podem ter suas atividades suspensas, parcial ou totalmente. 

• Medidas que as empresas devem tomar após a LGPD entrar em vigor

A principal medida que as empresas devem tomar é com relação a equipe de TI do escritório, que deve fazer um diagnóstico com relatórios de análises de risco e de impacto das novas exigências. Com isso, será possível verificar quais são os pontos mais vulneráveis de seus sistemas e constatar quais são os maiores fatores de risco.

Para mais informações, acesse: http://bit.ly/LGPD_

Não deixe para última hora!

Estamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas e planejar as ações necessárias para que não falte nada na sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *