Menu Fechar

UPDBATCH

Para aplicar atualizações ou pacotes disponibilizados em arquivos SDF, é preciso entrar no UPDDISTR e inserir o arquivo na pasta systemload e seguir os passos sugeridos, onde é normalmente tranquilo, porém na maioria das vezes, se faz necessário repetir esses passos várias vezes, especialmente quando temos atualizações.

Para melhorar esse processo, foi lançado na release 33 a UPDBATCH, uma ferramenta que possibilita realizar a aplicação de diversos pacotesSDF em lote de atualização (como por exemplo, gerados por Projetos do Gestão de Ambientes), de forma mais organizada, permitindo sua execução em sequência, facilitando e agilizando sua aplicação nos ambientes.

Pontos Importantes:

  • Disponível à partir da Release 12.1.33 ou LIB com versão igual ou superior a 20211116.
  • Arquivos de Upgrade de Release não são aceitos no processo em lote.
  • Possibilidade de aplicar múltiplos artefatos (pacotes) ao mesmo tempo.
  • Utilização prática e simples.
  • Consulta de cada conteúdo, acompanhamento da execução em tempo real.
  • É obrigatório inserir apenas 1 pacote de atualização (Artefato) por conjunto. Por exemplo, não podem haver 2 arquivos SDF, ou 2 arquivos de Help para o mesmo país no conjunto.
  • É possível visualizar as informações de metadados do arquivo de atualização, como Release, descrição do pacote, entre outras.

Todo o processo realizado pela UPDBATCH pode ser acompanhado através de uma tela que exibe o status da aplicação de cada pacote.

Observe um exemplo:

Durante a atualização, o Conjunto que estiver sendo atualizado no momento, aparecerá com status “Em processamento”, e os próximos ficarão com status “Em espera”.
 

Quando concluir um lote ficará com status “Concluído com Sucesso”, onde na barra de status “Mensagem”, no rodapé da página, serão exibidas informações sobre o andamento da atualização, como “Tempo de processamento SX3”, por exemplo. Cada passo da atualização será exibido, mostrando o tempo que levou para aquela operação ser concluída.
 

Ao final, serão apresentados os botões “Log de atualização” e “Sair”. Se quiser conferir o log das atualizações efetuadas pelo UPDBATCH, clique no botão Log de atualização, e o log será apresentado.
 

Se ocorrer algum erro durante a migração, e esta for interrompida, ao reiniciar o UPDBATCH será apresentada uma janela informando que existe uma migração em lote não finalizada, podendo escolher em parar a migração anterior e começar uma nova, ou prosseguir com a migração existente.
 

Vale ressaltar que em ambos os casos, o que já tinha sido atualizado antes, não será desfeito, a atualização será feita novamente por cima da anterior. Caso decida prosseguir com a migração, o programa irá reiniciar a atualização do lote que foi interrompido e continuar com os próximos, e mantém o que já tinha sido completado.

A Franco Consultoria possui mais de 20 anos de experiência no ERP Protheus e conta com um time especializado em diversos segmentos do mercado, atuando com qualidade, responsabilidade e comprometimento para superar as necessidades do cliente.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco através das opções abaixo, lhe daremos suporte em todas as suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *