Menu Fechar

BI – O Caminho Para Decisões Inteligentes

O Business Intelligence (BI) é uma ferramenta que permite a visualização e análise dos dados de forma abrangente e assertiva. Desenvolvido originalmente nos anos 60, tem como principal objetivo o compartilhamento de informações entre todos os setores da organização, visando uma comunicação clara e otimização do desempenho dos negócios.

Essa ferramenta tem evoluído desde os anos 80 juntamente com os modelos computacionais, onde o recolhimento dos dados sempre se transforma em informações, que geram tomadas de decisões concretas e sem riscos. Hoje, com ainda mais tecnologia, o BI pode ser executado em todos os setores da empresa, apresentando a integração de dados individuas e até mesmo da organização geral.

Fica mais fácil demonstrar os resultados, localizar as falhas e os pontos de melhorias em todos os departamentos. Isso possibilita o desempenho geral do negócio, pois uma vez que os dados são retirados do ERP, poderão ser analisados rapidamente mesmo que em grande volume.

Observe na prática:

Há empresas que optam pela capitação dos dados manualmente, porém isto as expõem a uma análise incerta, que gera perdas, retrabalho e estagnação do negócio. Optar pelo BI é pensar muito mais do que apenas no presente, é uma maneira de analisar, planejar e corrigir, ansiando sempre pelo crescimento recorrente.

Abaixo alguns exemplos da importância do BI na sua organização:

  • Análise de dados On-line.
  • Apresentar resultados da organização de forma individual ou coletiva.
  • Analisar e consolidar rapidamente grande volume de dados.
  • Ser interativo e acessível a diferentes níveis de usuários.
  • Analisar métricas de desempenho.
  • Identificar oportunidades.
  • Analisar tendências e comportamento de clientes e concorrentes.

Na prática, o BI consiste em um acervo de serviços de softwares, conectores e aplicativos que trabalham em conjunto para transformar os dados em informações coerentes, visualmente abrangentes e interativas.

A utilização dessa ferramenta dependerá apenas do seu objetivo atual em um projeto ou departamento que atua, pois todos os elementos estão sempre disponíveis com facilidade e a segurança de que a informação é verdadeira, visando que uma vez que os dados são recolhidos e convertidos em informação, não é possível adulterá-los.

Portanto, seja para apresentar um resultado de vendas, métricas de consumo dos seus clientes e até mesmo o desempenho dos setores internos, todas as informações sempre estarão na palma da sua mão com facilidade, precisão e organização. 

A Franco Consultoria possui mais de 20 anos de experiência no ERP Protheus e conta com um time especializado em diversos segmentos do mercado, atuando com qualidade, responsabilidade e comprometimento para superar as necessidades do cliente. Estamos à sua disposição para oferecer o melhor serviço e esclarecer qualquer dúvida.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *