Menu Fechar

Configurador de Tributos – Futuro do TES

O configurador de tributos vem sendo apresentado como o FUTURO do TES, o próprio apresentará 6 intensas inovações. Com isto, o cliente obterá o máximo de liberdade em seu ambiente fiscal, ressaltando a modernização sistêmica e automação nativa das regras fiscais, sem a interferência do usuário, permitindo que a área fiscal tenha uma plataforma autônoma e confiável para as diversidades do cenário tributário brasileiro.

Propondo a criação de tributos de forma totalmente configurável. Esta rotina reúne os principais elementos de uma operação fiscal, como estados de origem, destino, produtos, clientes, fornecedores e CFOP’s. Em cadastros isolados das demais individualidades do sistema, de forma que cada componente do cálculo pode ser configurado especificamente combinando com os demais componentes conforme as características do tributo que está sendo configurado, e assim oferecendo uma nova experiência de configuração e atualização de dados fiscais.

Todas as definições de cálculo e recolhimento do tributo, como base, alíquota, operações incidentes, geração de títulos por operação, por apuração e retenção, se encontram disponíveis na forma de cadastros dentro desta nova estrutura, garantindo mais autonomia e mais agilidade aos clientes e usuários, auxiliando para adaptar o sistema e mantê-lo atualizado, vista às constantes mudanças no cenário tributário brasileiro.

Quando devo utilizar o configurador de tributos?

O configurador de tributos deverá ser utilizado em situações que houverem necessidade de calcular, recolher ou apurar determinado tributo que atualmente não é atendido pelo sistema, por exemplo, os diversos fundos estaduais existentes. Lembrando que o configurador de tributos não deverá ser utilizado na configuração dos chamados tributos legados. Por exemplo: RRF, PCC, INSS e ISS. Estes tributos deverão permanecer com a configuração padrão, pois o configurador é específico para cálculo de novos tributos.

Quais são os processos atendidos pelo Configurador de Tributos?

Todos os processos em que há necessidade de calcular/ou de tributos, estão sendo executados por meio do Configurador de Tributos.

Considerações Importantes:

  • As rotinas estão dispostas em dois grupos principais:  Regras Fiscais  e  Regras Financeiras.
  • Interface que permite a parametrização e controle de quaisquer tributos com controle de validade, o que não é possível tratar no TES ou Exceção Fiscal. Por exemplo, um determinado protocolo para ST quando ocorre seu limite de validade, temos que alterar todos os IVA’s relacionados a uma determinada camada de NCM nas Exceções Fiscais, mas perdemos o histórico.
  • O Configurador de Tributos permite o controle de validade de quaisquer regras tributárias, onde o sistema trata automaticamente. Temos como exemplo, as regras relacionadas as alíquotas dos fornecedores do Simples Nacional:

A Franco Consultoria possui mais de 20 anos de experiência no ERP Protheus e conta com um time especializado em diversos segmentos do mercado, atuando com qualidade, responsabilidade e comprometimento para superar as necessidades do cliente.

Podemos realizar uma apresentação das funcionalidades a partir de um cenário básico, demonstrando todo processo do novo motor de cálculo tratado pelo Protheus com o Configurador de Tributos. Nos chame no Whatsapp ou mande um e-mail, vamos esclarecer todas as suas dúvidas e realizaremos uma demonstração exclusiva para a sua empresa. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *